Nossa Missão


O presente blog tem por principal objetivo a publicação de artigos sobre a criação e manejo das abelhas nativas de diferentes espécies. Sabemos que as abelhas originárias do continente Americano ainda não são valorizadas como deveriam ser. Ocorre que a grande maioria das pessoas não as conhecem e consequentemente não sabem o quanto são valiosas para a manutenção da fauna e que podem ser usadas para melhorar muitos aspectos sociais, culturais e principalmente econômicos. Por isso acredito que a divulgação desta maravilha natural é de suma importância para a coletividade.

João Victor Cunha Peluchi

sexta-feira, 20 de março de 2015

Saiba mais sobre a abelha Jataí

Você sabia?
mel produzido pelas abelhas Jataís, além de saboroso e suave é bastante procurado por suas propriedades medicinais. É usado como fortificante e anti-inflamatório, em particular, dos olhos. Além do mel, a Jataí produz própoliscera e pólen de boa qualidade. Em comparação com as abelhas com ferrão, ela produz menor quantidade, mas o preço de venda é bem maior, por exemplo, um litro desse mel pode chegar a 100 reais.


Potes de mel de Jataí


A Jataí utiliza os mais variados locais para fazer seu ninho, o que contribuiu para a sua grande adaptação, inclusive ao meio urbano, o que não ocorreu com a maioria das outras espécies de abelhas nativas, que são, exclusivamente, nidificadoras de ocos em troncos de árvores. 



Entrada do ninho. Abelha Jataí



Para saber mais sobre essa e outras espécies de abelhas nativas, inscreva seu e-mail em "Saiba sobre novas publicações". 
Obrigado pela visita e deixe seu comentário para sanar duvidas.

João Victor Cunha Peluchi
Meliponário Monte Seco

Nenhum comentário:

Postar um comentário