quinta-feira, 3 de março de 2011

Transferência Para Caixa Racional.

Hoje vou mostrar aos senhores uma transferência de caixas que fiz pela manhã, aqui em Monte Seco há criadores de abelhas Europa, também conhecida como abelha Itália, e é muito comum encontrarmos enxames de jataís alojados em caixas iscas espalhadas pelos apiários desses apicultores.
Pois bem, como tenho livre acesso a esses apiários me encarrego de remover e abrigar os enxames de abelha Jataí que sempre são muito bem vindas em meliponário.

(Caixa Isca  & Caixa Racional)

 Utilizei algumas ferramentas como Faca para separar o ninho dos potes de alimento e de pólen, canivete para abrir a caixa e melhor manejo dentro da caixa, alicate para cortar os arames dos pentes que certamente estavam entrelaçados com o ninho, vasilhame de plástico para armazenar o mel e o pólen e uma fica adesiva larga para vedar a caixa logo após a transferência.

(Ferramentas)

E então iniciamos a transferência,  logo que abri a caixa isca, visualizei o que já estava imaginando, o ninho estava completamente envolvido nos pentes da caixa e o derramamento de mel seria inevitável, ponto negativo quando se trata de transferência ou divisões de enxames, esse derramamento pode atrair os indesejáveis forídeos "praga que pode destruir um enxame caso não combatido a tempo" e essa colméia estava bem abastecida de mel e pólen.

(Caixa Aberta)

Eu já sabia que ia dar muito trabalho tirar esse enxame causar estragos aos discos de cria e ao ninho, primeiramente removi alguns pentes que estavam pelas bordas do ninho, assim deixei os outros pentes folgados e removi todos de uma só vez com muito cuidado, meu maior receio era com a rainha, pois tinha muitas abelhas nessa colméia isso dificulta a localização da gordinha. Assim que fui desmontado o ninho já montava o mesmo na caixa racional, houve muito derramamento de mel no chão mesmo com todo o cuidado que estava trabalhando.

(Discos de Cria & Mel)
Contei aproximadamente 23 discos de cria e sem nenhuma falha, isso é muito bom em uma colméia, tudo indica que temos uma excelente rainha com ótima genética e falando em rainha, assim que removi os discos de cria e o posicionei na caixa racional fiz uma vistoria no restante do ninho em busca de nossa querida gordinha, tive muita sorte pois não foi tão difícil encontrá-la, pois ela tinha ficado por cima do invólucro.

(Discos de cria na Caixa Racional)

Finalmente o mais difícil estava feito, logo após posicionar todos os discos de cria cuidadosamente na nova caixa, botei um pouco de será e invólucros dentro da caixa, servirá para as abelhas começarem a se organizar e construir seu novo ninho. Não coloquei nenhum alimento ainda, isso só será feito no segundo dia da transferência, caso necessário também deve ser adicionado será e auxiliar na limpeza da colméia observando a evolução do ninho e há presença do forídeo no interior da caixa, também é importante fazer a limpeza onde foi derramado mel e potes de pólen, isso ajudará manter forídeos afastados e não atrairá abelhas de outras caixas, evitando combates entre as abelhas.

(Mel retirado da caixa)
 È sempre importante deixar o mel retirado da caixa afastado ou em vasilhas tampadas, e cheiro de mel atrai as abelhas que estão voando agitadas no local para dentro do mel e ocasiona muitas mortes por afogamento no mel, como podemos observar a cima já temos algumas abelhas no fundo da vasilha, certamente elas não conseguiram sair e acabaram morrendo.combates entre as abelhas.

(Mel de Abelha Jataí)

 Peneirando o mais puro mel de Jataí, a será que sobrou pode ser prensada e usada no abastecimento dos enxames que precisarem, e também para fazer iscas para obter outros enxames. O mel deve ser guardado em recipiente muito bem limpo e mantido refrigerado para evitar a fermentasão. 

Dedico essa postagem ao meu primo e grande amigo Vinicius Cunha Peluchi, companheiro de criação e busca pelas queridas abelhas nativas "Jataí".

5 comentários:

  1. Ta caprichando nas postagens em João! rsrsrs...
    Temos que combinar a nova caça as coméias. hehe...

    Vinicius.

    ResponderExcluir
  2. oi gatinhu..^^
    - Eskarlet
    ta caprichando mesmo em ...

    ResponderExcluir
  3. João, como vai?

    Sou novo no quesito cultivo de abelhas mas tenho 3 enxames de Jataí aqui em casa. Um está em uma caixa que ganhei, outro em um toquinho de ipê e o mais velho (tenho faz uns 15 anos) está em um toco grande de ipê que está podre e despedaçando.

    Li seu artigo sobre a caixa para as abelhas mas nas especificações de dimensão não há a altura das divisões. Estou pensando em fazer estas caixas de cedrinho.

    Gostaria de auxilio para retirada do enxame mais velho para por em uma caixa melhor acomodada, pois o toco que estão está caindo aos pedaços.

    O cachimbo desse enxame deve ter uns 15cm.

    Agradeço se puder me auxiliar.

    Att,

    Luciano

    lucianogf gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o valor de envio de 2 caixas de jataí, elas estão no muro como eu faço p/ retira-lás. Meu cep é 07122-210 e o meu e-mail fhcofamilia@ig.com.br.
    Obrigado a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostaria de saber o que coloca para 'alimentar' as jataís??
    Grata,

    Rôdreys!