Nossa Missão


O presente blog tem por principal objetivo a publicação de artigos sobre a criação e manejo das abelhas nativas de diferentes espécies. Sabemos que as abelhas originárias do continente Americano ainda não são valorizadas como deveriam ser. Ocorre que a grande maioria das pessoas não as conhecem e consequentemente não sabem o quanto são valiosas para a manutenção da fauna e que podem ser usadas para melhorar muitos aspectos sociais, culturais e principalmente econômicos. Por isso acredito que a divulgação desta maravilha natural é de suma importância para a coletividade.

João Victor Cunha Peluchi

quarta-feira, 2 de março de 2011

Caixa Racional Para Abelhas Jataí

Este é o modelo de caixa mais utilizado em meu meliponário, são caixas racionais de fácil manejo, muito bem dividida e com medidas estratégicas para a criação da abelha jataí.
É projetada com o fundo da caixa solto para facilitar o manejo de divisões recentes, 2 compartimentos de ninho, uma melgueira, podendo acrescentar um alimentador e a tampa. Este é o modelo de caixa que mais me beneficiou quanto facilidade da coleta do mel, podendo remover a melgueira e tampando apenas o ninho, assim posso trabalhar com mais calma e com a vantagem de não atrair os forigenos.

Também trouxe muita flexibilidade ao fazer divisões de enxames, tendo 2 compartimentos de ninhos posso apenas trocar o compartimento da caixa nova "vazio" pelo compartimento com discos de cria da caixa mãe, "a caixa utilizada para fazer a divisão", dessa forma evitamos maiores estragos ao ninho, reduzimos as chances de quebrar algumas posturas tendo maior sucesso na divisão.

Esse processo de troca de compartimentos da caixa mãe para caixa filha também pode ser adotado com a melgueira, lembrando que é recomendado adicionar potes de alimentos ou alimento artificial a partir do segundo dia da divisão, pois antes disso as abelhas ainda estarão desorganizadas e pode ocorrer invasões de indivíduos indesejados que são atraídos pelo cheiro dos potes de alimento ou até mesmo pelo alimento artificial.


(Todas divisões da caixa)
(Vista de cima dos ninhos)


(Vista de cima da Melgueira)
                 
(Caixa racional completa)

       Altura ----------------------- 27 cm
       Largura interna -------------- 14cm x 14cm
       Largura das Paredes -------- 2 cm  
           
Para mais informações deixe seu comentário. 

2 comentários:

  1. Ola Amigo bom dia.
    show de bola sua dica gostei:
    duvidas: quais são as medidas da altura de cada compartimentos.?
    e como são presos um em cima dos outros?
    muito obrigado.
    att Carlos

    ResponderExcluir
  2. Ola Amigo bom dia.
    show de bola sua dica gostei:
    duvidas: quais são as medidas da altura de cada compartimentos.?
    e como são presos um em cima dos outros?
    muito obrigado.
    att Carlos

    ResponderExcluir