quarta-feira, 2 de março de 2011

Caixa Racional Para Abelhas Jataí

Este é o modelo de caixa mais utilizado em meu meliponário, são caixas racionais de fácil manejo, muito bem dividida e com medidas estratégicas para a criação da abelha jataí.
É projetada com o fundo da caixa solto para facilitar o manejo de divisões recentes, 2 compartimentos de ninho, uma melgueira, podendo acrescentar um alimentador e a tampa. Este é o modelo de caixa que mais me beneficiou quanto facilidade da coleta do mel, podendo remover a melgueira e tampando apenas o ninho, assim posso trabalhar com mais calma e com a vantagem de não atrair os forigenos.

Também trouxe muita flexibilidade ao fazer divisões de enxames, tendo 2 compartimentos de ninhos posso apenas trocar o compartimento da caixa nova "vazio" pelo compartimento com discos de cria da caixa mãe, "a caixa utilizada para fazer a divisão", dessa forma evitamos maiores estragos ao ninho, reduzimos as chances de quebrar algumas posturas tendo maior sucesso na divisão.

Esse processo de troca de compartimentos da caixa mãe para caixa filha também pode ser adotado com a melgueira, lembrando que é recomendado adicionar potes de alimentos ou alimento artificial a partir do segundo dia da divisão, pois antes disso as abelhas ainda estarão desorganizadas e pode ocorrer invasões de indivíduos indesejados que são atraídos pelo cheiro dos potes de alimento ou até mesmo pelo alimento artificial.


(Todas divisões da caixa)
(Vista de cima dos ninhos)


(Vista de cima da Melgueira)
                  
(Caixa racional completa)

       Altura ----------------------- 27 cm
       Largura interna -------------- 14cm x 14cm
       Largura das Paredes -------- 2 cm   
           
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail jvictor@jnnet.com.br ou jvpeluchi@jnnet.com.br.

44 comentários:

  1. Gostaria de ter informações a respeito de como dissolver o propolis para fazer a capitura de abelhas jatai pois estou começãndo agora e não sei quaze nada, a respeito da caixa segue alguma recomendações ou pode ser qualquer caixa, quanto fica o frete para a compra de uma caixa para jatai sua para o cep 78.840.000 E-mail Aparecido_menezes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O propolis deve ser dissolvido em alcool normal (se ñ for usado para fins medicinais de consumo) durante 40 dias em um recipiente sem a presença de luz e que tem q ser mexido todo dia... dai é só espalhar o propolis na "caixa" isca... Ahh a caixa ñ pode ser feita de pinus e deve ter uma espessura de 2 a 3 cm no minimo dependendo do frio da região...

      Excluir
  2. bom dia gostaria de saber a medida largura das caixas e largura entre uma e outra divisão gratomeu imail e leonissantos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o mesmo que o aparecido meu E-mail monasilvasouza@hotmail.com cep-37030160

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo não tenho esperiência na area e queria te pedir uma dica,
    estou com muitas duvidas,
    Que tipo de isca eu coloco para atrair jataí
    para uma caixa ou garraga pet,ouvi que o propoles ou cêra deve ser colocado, mais pode sem de qualquer outra especie ou só da propria???? se vc puder me ajudar me manda um email pra esclarecer essas duvidas
    desde ja Obrigado.
    eusalomao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. á caixa deve ser de madeira eu ja coloquei garafa pet
      para á capitura de jatai mas nao deu certo mas a caixa
      de madeira dá certo e a cera tem que ser da jatai

      Excluir
    2. não tem que ser de mamangava, e a caixa tem que ser de ferro.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, quais os tipos de madeira (que possa ser encontrada em qualquer material de construção) que posso utilizar para confeccionar uma caixa para jataí?

    Qual a altura de cada parte da caixa?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Em um resposta acima diz que as caixas nao podem ser feitas de pinnus porque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por causo da resina que o pinus contem!

      As iscas de pet atraem jataí sim, mas deverá ser feita a troca para caixa de madeira após o enxame estar estabelecido, pois em climas frios, o calor das abelhas (28º) faz com que a agua condense e apodreça o ninho.
      recentemente, troquei um enxame da pet para a caixa, com apenas 3 semanas e estava completamente perfeito, a rainha no ninho e de 5 a 8 discos ( não contei quantos discos).

      Estou criando uma comunidade no Orkut, se quizer participar e tirar mais duvidas acessa:

      APRENDENDO SOBRE ABELHAS JATAÍ

      Este convite vale para todos, inclusive para o anunciante, para podermos trocar experiencias.

      Aguardo vocês!

      Excluir
  8. olá, tb gostaria de saber quais tipos de madeira podem ou não ser usados na confecção das caixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal e sedrinho ou sinamao ou pinheiro

      Excluir
  9. Olá,eu queria saber como eu faço para espantar as abelhas com ferao,por que meus enxames de jatai tao indo imbora por que as abelhas de ferao estao invadindo o ninho.me de uma ajuda???

    ResponderExcluir
  10. oi vou captura uma comeia de uma arvore que vai ser derrubada vc tem o própolis pronto quanto fica o frete da caixa e do propolis me de o valor total dos produtos. obrigado btanisa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, te envio sem custos! somente o frete dos correios, afinal a intuição é ajudar, e não lucrar!

      Excluir
    2. Ei amigo, tem como você me mandar uma garrafinha pet de 500ml
      com a mistura de própolis de jataí pra mim atrair umas abelhas
      aqui na região de Cuiabá??? Não acho nimguém que tenha abelhas
      Jataí por aqui.
      cep 78085230
      jorgeltrfilho@hotmail.com

      Excluir
  11. Bom dia amigo Gostaria de comprar 2 Caixas Prontas,Completas Para abelhas Jatai Madeira de lei que seja apropriada Para as abelhas, Madeira 3Cm Espessura. serginho.alonso@gmail.com.

    ResponderExcluir
  12. PODERIA PASSAR AS MEDIDAS DE CADA DIVISÃO E QUAL MADEIRA USOU POR GENTILEZA.DES DE JÁ AGRADEÇO EMAIL CACOEANA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizo pinos, a madeira utilizada só vai influenciar na durabilidade amigo, caso queira usar uma madeira mais cara ou mais barata tudo bem, não vai influenciar na produção das abelhas.

      Excluir
  13. Boa tarde amigo! primeiramente quero parabeniza-lo pelo exelente blog! A meu problema é o seguinte, hoje pela manhã eu realizei a divisão de um enxame de jataí, só que me ocorreu o seguinte, como a caixa mãe estava LOTADA de potes de mel, ao retirar a tampa houve o derramamento de mel dentro da caixa, então eu retirei alguns discos de cria (contendo uma celula real) e mais alguns potes de mel e pólem e coloquei na nova caixa e posicionei esta caixa no local onde estava a caixa mãe. O problema esta com a caixa mãe, retirei o máximo de mel que pude e mesmo assim, após fechar a caixa mãe, mudei a mesma de local, só que ficou vazando mel por baixo da caixa (pelas frestas da caixa), e isto esta me preocupando muito, não quero perder este enxame. O que você me aconselha fazer com esta caixa? Será que devo remover o enxame e colocar em uma caixa limpa? fico no aguardo da resposta, COM URGENCIA! Pretendo tentar resolver o problema amanhã já. Desde já muito obrigado pela atenção. Att, Ezequiel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite amigo Ezequiel,

      Você realmente deve ficar atento a este problema comum que ocorre ao manusear um enxame, o ideal seria limpar todo o mel derramado sem medo de mexer em toda estrutura da colmeia. O que quero dizer é que pode manusear tranquilamente todo o resto da colmeia para fazer a limpeza, caso ainda fique sujo de mel, não se preocupe, basta desde já instalar algumas armadilhas para forideos e monitorar diariamente trocando as armadilhas por outras novas até que não haja mais riscos.

      Excluir
  14. Bom dia gostaria de comprar duas Caixas prontas em cedro,Poderia me passar o preço
    Obrigado serginho.alonso@gmail.com.

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de informações de como atrair para uma caixa racional, 4 enxames que estão nas paredes de minha casa da chacara que vai ser demolida. As caixas posso mandar fazer de acordo com o esquema que vc passa acima? E como atraio o enxame, com própolis o mesmo que se compra em farmácias homeopáticas?
    Meu e-mail: carvalho_03@hotmail.com
    Grata,
    Rosário!!

    ResponderExcluir
  16. Seguinte...
    Para as com ferrão"estranjeiras" não ataquem, usar uma tela fina o bastante para impedir as com ferrão mas grandes o bastante para as nativas. Funcionou por aqui...

    Usei duas caixas melgueiras conforme seu projeto. Deixo uma menor sempre "pra elas" e removo a de cima e maior para mim quando cheia e coloco uma vazia, assim não causo danos a "dispensa" delas. Obs. Em alguns casos elas ignoraram a segunda melgueira e fecharam os buracos entre a primeira e a segunda !!! Bichinho esperto!!!
    Faço caixas de pinus. Funcionam bem se protegidas das intempéries.

    Não abro os ninhos. E tudo na base da isca - caixas novas com própolis por perto.
    Sou iniciante na coisa.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite...

    Alguem poderia esta me ajudando, eu presizava de isca para atrair enxame de abelha jatai..

    Obrigado

    Tiago_cesardossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo! Sou iniciante no mundo das pequenas mirins jatai, mandaçaia, etc. Posso dizer, é coisa linda! Estou muito empolgado e animado. Porém tenho dúvidas, por exemplo, fiz a divisão das celulas de cria da caixa mãe para a filha. Coloquei a caixa filha no lugar da Caixa mãe e pus a Caixa mãe em outro lugar. Porém não sei quando poderei mudar a caixa filha perto da caixa mãe, pois pretendo colocá-las em um único ambiente para fazer assim o meliponário. Quando posso muddar a caixa filha delugar? Pois na verdade já fiz isso e fiz a noite, pois creio que é o horário que todas estão no interior da caixa, o problema é que encontro algumas jatais sobrevoando o antigo lugar que haviam herdado da caixa mãe, o que me recomenda? Gostaria de receber ajuda. Quanto as caixas modelo INPA, onde posso adquiri-las, o que me diz das caixas em argila? Pois sou cerâmista e estava pensando em produzi-las para colocar as minhas jataisinhas. Obrigado amigo. Deus o abençoe! Sucesso com suas colonias.

    Ricardo Dresch

    ResponderExcluir
  19. Esqueci de lhe passar meu email:
    ricardodresch262@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ola, Amigo sou Léo Moreira: estou iniciando ou pretendo iniciar na criação de jatai, e ganhei 2 enxames os quais estão em caixas de madeiras mas de uma única divisão ou compartimento, fiz um caixinha igual a que vc mostra no saite e pretedo coloca-las nesta caixinha que é de cedrinho pintei-a por fora com latex e a perguntas é a seguinte, tem a ver a mudança com fases da lua ou pode ser feita em qualquer fase, sempre que possivel ao meio dia certo, grato e uma abraço do amigo léomeu e-mail leoduarte@metalnet.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ola João Vitor : gostaria de saber qual o alimento que devo oferecer as jatai, pois ja ofereci alguns e ela nem deram bola e tb se deve ser colocado dentro da caixa? um abraço. Léo

    ResponderExcluir
  22. Legal estou começando agora ..gostei das informações.

    ResponderExcluir
  23. Olha eu de novo aqui, João Vitor, é possivel transferir uma colmeia de jataí que esta alojada em um pilar de uma varanda, para uma caixa racional sem ter que estragar o pilar se possivel como devo fazer essa transferência, grato Léo Moreira

    ResponderExcluir
  24. Estou interessada em criar abelhas jataí, quanto custa a caixa completa? voce já tem isca pronta? conhece alguma literatura?meu email é quindeb@yahoo.com br

    ResponderExcluir
  25. Olá João Vitor! Parabéns pelo blog. Tenho algumas colmeias de jatai no quintal.
    Gostei do tipo de caixa que voce utiliza. Voce poderia me fornecer as medidas internas delas?
    Sem mais.
    Att. Benedito Borges - eneb59@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ola joao vitor meu nome e bruno queria tranferir ninho de abelhas jatai que tem na parede aq de casa ja tenho a caixa racional mas n sei como tranferir me dissero que vou precisar de cera e propolis se for preciso me diga o preso dos dois ,por favor preciso muito 58063-460 envia para meu email: brunohenrique.bezerra@hotmail.com me add no face se tiver: brunohenrique porfavor me ajuda

    ResponderExcluir
  27. olá, sou iniciante na área, tenho apenas 4 caixas confeccionadas por um amigo que morava próximo da minha residencia , porém são com medidas totalmente diferentes de todas que já, são pequenas cerca de 7 cm de largura 15 de comprimento e 10 de altura, acho que se chama cortiço, essas abelhas foram todas retiradas de locais de risco, (muros que seria demolidos) existem mais 2 a 3 comeias que estão em locais parecidos, porém não possuo mais caixas vazias... você poderia me vender ?? sou aqui de Tangara da serra localizada a 240 Km da capital Cuiabá.
    Meu e-mail é : eduardoduduzinho20090@hotmail.com aguardo respostas .

    ResponderExcluir
  28. Amigo João Vitor gostaria de saber se você vende enxames de abelha jataí? E quanto custa para CEP 59290000. muito grato por favor entre em contato por Hotmail josiel_bass@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. amigo joão moro em uma fazenda e meu patrão vai derrubar uma árvore que tem um exame de jatai gostaria de captura-las, quanto fica a sua caixa pronta e vc vende iscas também? me passe o valor do frete para 13540-000 corumbatai sp. desculpe mas preciso com uma certa urgençia, pra salva-las obrigado. btanisa@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Gostaria de saber se posso fazer as caixas com MDF?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, gostaria de saber o preço a vista das caixas de abelhas jataí por modelo com frete para cep 29970-000. Grato. lumax@bol.com.br

    ResponderExcluir
  32. ola,
    adotei o modelo de caixa que posto e é muito boa de facil manejo,
    gostaria de mais informação sobre foridios. meu contato
    luizgeraldomantovani@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  33. vc vende a caixa pronta e quanto fica o frete para corumbatai sp obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Nunca usar MDF nas meliponas.

    ResponderExcluir
  35. Olá, jamais devemos usar MDF nas confecções das caixas de Jataí. Porque? MDF contem produtos quimicos e sintéticos na sua fabricação e isso repele ou ate mata as Jataís. Pode-se até utilizar pinos na confecçoes das caixas, mas para usar é bom cozinha´las utilizando propolis, e cera e agua fervente. Deixar 10 dias descansando. Espero ter contribuido.

    ResponderExcluir