Nossa Missão


O presente blog tem por principal objetivo a publicação de artigos sobre a criação e manejo das abelhas nativas de diferentes espécies. Sabemos que as abelhas originárias do continente Americano ainda não são valorizadas como deveriam ser. Ocorre que a grande maioria das pessoas não as conhecem e consequentemente não sabem o quanto são valiosas para a manutenção da fauna e que podem ser usadas para melhorar muitos aspectos sociais, culturais e principalmente econômicos. Por isso acredito que a divulgação desta maravilha natural é de suma importância para a coletividade.

João Victor Cunha Peluchi

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Abelha Jataí

Esse blog destina-se apenas para expor matérias, ideias, sugestões, dicas, e também para trocar conhecimentos sobre abelhas sem ferrão.
Como criar, onde criar, manejo correto e troca de experiências, pois então sinta-se a vontade para citar e comentar no blog.
                                                                        

                (Abelha Jataí "Tetragonisca Angustula")            
              Saiba Mais

A abelha Jatai é uma das menores já conhecida, é sociavel e muito mansa, só perde em tamanho para a Abelha Mosquito, muito comum na Amazônia.

A jatai mede aproximadamente 5mm sua cor é dourada, é encontrada em quase todo o território nacional, as colónias tem de 2.000 a 5.000 individuos, é uma abelha bem adaptada a vida urbana.

 

Os seus ninhos caso não violado, permanece por mais de 35 anos no mesmo local, só as rainhas são substituidas periodicamente, podemos dizer que os ninhos são perenes.

 

A abelha Jatai, no meu ponto de vista não está na lista das abelhas em extinção, pois sobrevive muito bem em cidades pequenas, enxameia e faz seu ninho em qualquer lugar, ocos de árvores, na terra, em barranco, em muros entre meio de pedras, Só não sobrevive em metrópolis. ( A jatai mora em meio a pedras, mas não come pedra ).

Produz de 600 ml a 1,5 litros de mel ao ano em caixas racionais, um mel de ótima qualidade. O preço do litro de mel para venda gira em torno de R$- 60,00 a R$- 80,00. É um mel muito saboroso e medicinal, na região Sul do Brasil, é muito utilizado para pingar no olho para retirar cisco , e tambem para cura de catarata, e outras doenças dos ólhos.

 Esta abelha pertence ao grupo das trigonas, Para multiplicar é necessário ter uma realeira em formação.

Na entrada de sua morada, fazem um tubo de cera amarelada, onde sempre se encontra algumas sentinelas, durante a noite fechão o tubo de entrada com uma espécie de cera rendilhada. É normal a presença de abelhas guardas que ficam voando em redor do tubo, formando uma pequena nuven.

 

As abelhas campeiras apresentam movimento bem diferente, pois entram e saem da colónia rápita e constantemente. Elas podem entrar carregando pólem em suas curbículas (patas) ou néctar no abdome

O ninho apresenta invólucro de cerume abundante, com várias camadas finas, o seu alimento é guardado em potes ovóides.

 As células de crias são em forma de favos redondos, disposto um em cima do outro separado com pequenos pilares. Os discos de crias (células) são construidos com rapidez para receber o alimento larval. 

Muitas vezes as operárias botam ovos tróficos redondo e grande, para a rainha se alimentar antes de fazer a postura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário