Nossa Missão


O presente blog tem por principal objetivo a publicação de artigos sobre a criação e manejo das abelhas nativas de diferentes espécies. Sabemos que as abelhas originárias do continente Americano ainda não são valorizadas como deveriam ser. Ocorre que a grande maioria das pessoas não as conhecem e consequentemente não sabem o quanto são valiosas para a manutenção da fauna e que podem ser usadas para melhorar muitos aspectos sociais, culturais e principalmente econômicos. Por isso acredito que a divulgação desta maravilha natural é de suma importância para a coletividade.

João Victor Cunha Peluchi

quarta-feira, 2 de março de 2011

Caixa Racional Para Abelhas Jataí

Este é o modelo de caixa mais utilizado em meu meliponário, são caixas racionais de fácil manejo, muito bem dividida e com medidas estratégicas para a criação da abelha jataí.
É projetada com o fundo da caixa solto para facilitar o manejo de divisões recentes, 2 compartimentos de ninho, uma melgueira, podendo acrescentar um alimentador e a tampa. Este é o modelo de caixa que mais me beneficiou quanto facilidade da coleta do mel, podendo remover a melgueira e tampando apenas o ninho, assim posso trabalhar com mais calma e com a vantagem de não atrair os forigenos.

Também trouxe muita flexibilidade ao fazer divisões de enxames, tendo 2 compartimentos de ninhos posso apenas trocar o compartimento da caixa nova "vazio" pelo compartimento com discos de cria da caixa mãe, "a caixa utilizada para fazer a divisão", dessa forma evitamos maiores estragos ao ninho, reduzimos as chances de quebrar algumas posturas tendo maior sucesso na divisão.

Esse processo de troca de compartimentos da caixa mãe para caixa filha também pode ser adotado com a melgueira, lembrando que é recomendado adicionar potes de alimentos ou alimento artificial a partir do segundo dia da divisão, pois antes disso as abelhas ainda estarão desorganizadas e pode ocorrer invasões de indivíduos indesejados que são atraídos pelo cheiro dos potes de alimento ou até mesmo pelo alimento artificial.


(Todas divisões da caixa)
(Vista de cima dos ninhos)


(Vista de cima da Melgueira)
                 
(Caixa racional completa)

       Altura ----------------------- 27 cm
       Largura interna -------------- 14cm x 14cm
       Largura das Paredes -------- 2 cm  
           
Para mais informações deixe seu comentário. 

21 comentários:

  1. Ola Amigo bom dia.
    show de bola sua dica gostei:
    duvidas: quais são as medidas da altura de cada compartimentos.?
    e como são presos um em cima dos outros?
    muito obrigado.
    att Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente coloca , com o tempo a abelha vai propolizar e fixá-los

      Excluir
    2. Simplesmente coloca , com o tempo a abelha vai propolizar e fixá-los

      Excluir
  2. Ola Amigo bom dia.
    show de bola sua dica gostei:
    duvidas: quais são as medidas da altura de cada compartimentos.?
    e como são presos um em cima dos outros?
    muito obrigado.
    att Carlos

    ResponderExcluir
  3. Legal, mas pode ser qualquer abelha ou so a jatai?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tenho visto caixas com fundo e outras com uma espécie de tela e a sua tem um recorte quadrado no fundo, porque existe esta diferença de material? Desde já agradeço a orientação. Grande abç.

    ResponderExcluir
  5. qual tipo de madeira é a mais recomendada para isso

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Vocês possuem um desenho contendo as dimensões das caixas para abelha Jataí.

    ResponderExcluir
  7. Não tem as medidas mais certas(detalhamento)?

    ResponderExcluir
  8. Me desculpem a minha ignorância, mas como as abelhas tem acesso a melgueira, ou seja, depois da entrada principal (fundo), com elas chegam internamente até a melgueira, sendo que a entrada fica abaixo do ninhos, e os ninhos são fechados para não deixar a rainha vá até melgueira ? Você poderia mostrar ou descrever como funciona o fluxo (locomoação interna) das abelhas internamente. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Tenho algumas caixas de jatai a alguns anos. Nunca fiz a abertura tds com enxame muito forte.Porem tenho uma parecida com abelha irai porem os olhos dela são negros como seu corpo.Essa tem um ano e meio que está na caixa muito timida quando ve a gente vai pra dento se ela estiver no pito e sem prosperar nada.. Por ser muito fraco enxame resolvi abrir a caixa pra ver o que estava acontecendo ela não tinha feito vedação nemhuma na caixa pelo lado de dentro e estava um pequeno ninho que cabe na palma da mão com uma camada protetora que não ve a movimentação das operarias pelo jeito produz pouco mel resolvi não mexer alguém sabe que espécie seria? Deixe o whats mandarei video e fotos!

    ResponderExcluir
  10. Moro em Salvador-Ba, temos um sítio e pretendo criar abelhas uruçu e Jataí (abelhas sem ferrão), gostaria de saber como comprar a criacao e caixas. Estrutura para iniciante. Aguardo resposta. Grato!

    ResponderExcluir
  11. Ola , gostei muito da caixa , sou novato estou começando do zero consegui capturar um enxame , e vou fazer uma caixa para colocalas , preciso de mais informações da caixa (medidas)
    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, conforme o amigo Carlos de 22/05/2015, perguntou, quais as medidas de cada divisão da colmeia, o modelo é excelente, mas faltou essa informação, obrigado

    ResponderExcluir
  13. ola, tamanho do prego, o fundo seria pra forideo e a medida dele, grato;

    ResponderExcluir
  14. qual a distancia entre uma caixa e outra das abelhas jatai

    ResponderExcluir
  15. Olá, as abelhas vieram p mim, e eu as amo,eu tinha um armário antigo na garagem, um belo dia, tentei abrir, não consegui, elas haviam lacrado td.Forcei, abri. Queria me livrar daquele armário p ganhar espaço. Consegui alguém q fizesse uma caixa pequena p elas e elas estão lá.Mas gostaria de saber q tipo de caixa comprar p acomoda-las convenientemente. Aliás, gostaria de ter duas caixas.Nao entendo nada sobre elas. Alguem me disse q são jataí. Me ajudem, por favor a cuidar bem delas.

    ResponderExcluir