Nossa Missão


O presente blog tem por principal objetivo a publicação de artigos sobre a criação e manejo das abelhas nativas de diferentes espécies. Sabemos que as abelhas originárias do continente Americano ainda não são valorizadas como deveriam ser. Ocorre que a grande maioria das pessoas não as conhecem e consequentemente não sabem o quanto são valiosas para a manutenção da fauna e que podem ser usadas para melhorar muitos aspectos sociais, culturais e principalmente econômicos. Por isso acredito que a divulgação desta maravilha natural é de suma importância para a coletividade.

João Victor Cunha Peluchi

segunda-feira, 9 de março de 2015

Divisão traçada pelo destino

Há muitas coisas que acontecem em nossa vida sem ser planejado,  é certo que não poderia ser diferente com as abelhas. Pois bem, a breve história que tenho para contar, diz respeito a uma nova divisão que estou fazendo e que é fruto do acaso.  

Amigos, ocorre que na semana passada fiz uma permuta de enxames com um parceiro meliponicultor, como é costumeiro algumas abelhas que estavam no campo ficaram para traz. Quando retornei para o meliponário logo percebi que as campeiras estavam sobrevoando o local de onde retirei a caixa utilizada na troca. Isso me deixou incomodado, afinal ninguém gostaria de ser despejado.

Para tentar ampara-las, instalei uma caixa vazia no local em que estava seu antigo enxame. Foi tiro e queda. Rapidamente elas se apossaram do novo lar, mas sabemos que isso não é suficiente para que nasça um novo enxame.

Eu diria que uma divisão é composto por três elementos que formando um triângulo, no qual a ausência de um dos elementos o ciclo não se completa. Os elementos seriam caixa vazia, ovos nascentes com realeira e Abelhas. Vale dizer que a realeira é necessária para algunas espécies como por exemplo as Jataís. 

No nosso caso, tínhamos 2 elementos, a caixa e as abelhas e por exclusão sabe-se que falta os discos nascentes com uma realeira. 

Com isso fui em busca de uma caixa doadora no meliponário. Novamente tive sorte, pois, não demorou muito para localizar um bom enxame com boa quantidade de indivíduos, repleto de discos de crias e ainda com uma bela realeira. É um bolo com uma linda cereja no topo, com o perdão da metáfora, mas é assim que eu a vi!


Disco de cria com realeira. Abelha Jataí


 Além dos discos de cria, também cuidei de adicionar alguns potes de alimento retirados da caixa doadora.

Alimento natural para o enxame de Jataí



Notem que houve um pequeno derramamento de mel por cima dos ovos, esse é um grande atrativo para os forídeos. Devemos sempre ter o máximo de cautela ao manusear os enxames, principalmente quanto ao derramamento de mel, isso poderá levar o enxame ao caos causado por essas mosquinhas terríveis. É por isso que os enxames devem ser monitorados periodicamente, com destaque aos enxames fracos e as novas divisões como esta em tela. 

No meu caso, cuidadosamente removi o excesso de mel derramado e estou monitorando este enxame duas vezes ao dia, sendo pela manhã e no fim da tarde. Caso haja infestação o melhor momento de controlar os forídeos é no início do ataque e por isso devemos identificar o problema prematuramente. 

Saiba mais sobre os forídeos em uma antiga publicação do blog Meliponário Monte Seco... http://meliponariomonteseco.blogspot.com.br/2011/04/revisao-e-controle-de-forideos.html

Com isso amigos, estamos trabalhando para que este seja um novo enxame em nosso meliponário. Não podemos esquecer jamais que "os olhos do dono é que engorda os enxames" e por isso devemos nos manter a disposição das colônias suprindo a falta de alimento, eliminando pragas como formigas, forídeos, cupins, traças etc...
  
E por fim, cuidarei de mostrar os passos dessa nova colônia para que possam acompanhar seu crescimento e dificuldades, assim aprendemos juntos e compartilharemos das diferentes situações que nos espera.

João Victor Cunha Peluchi 

Meliponário Monte Seco







6º DIA DA DIVISÃO


Hoje dia 10/03/2015, notamos uma boa recuperação do enxame com o invólucro fechando totalmente os discos de cria, isso proporciona uma proteção térmica que é de suma importância para a sobrevivência das larvas em desenvolvimento. 





Também é notório o surgimento de alguns potes de alimento, sendo este um sinal que o alimento oferecido diretamente na caixa esta sendo bem aceito.


Também gostaria de compartilhar uma dica importante, durante as revisões ou manejo. Seja breve e mantenha todas as ferramentas ao alcance visando o menor tempo de exposição da colônia. Para melhorar esse desempenho, faça um estojo ou caixa com os itens a serem utilizados, assim consegue-se aplicar todos os serviços necessário sem interferi no trabalho em que estiver envolvido os indivíduos dentro da caixa. 



Estojo de manejo para abelhas


É muito importante que todos os itens estejam organizados, troque as seringas periodicamente ou as mantenha sempre limpas de preferência esterilizadas para que não haja contaminação.

Em fim, esses são passos básicos para quem tem a intenção de ver o meliponário crescer e dar frutos, caso haja duvidas deixe seu comentário ou entre em contato via e-mail, estarei sempre a disposição.


João Victor Cunha Peluchi






Nenhum comentário:

Postar um comentário